Palestras de Divulgação Científica

Parte da função social do cientista está voltada à divulgação do seu trabalho. A sociedade como um todo, através de impostos, viabiliza a pesquisa científica e tecnológica.

Sendo assim, algumas palestras, voltadas ao público em geral, objetivam dar uma visibilidade maior ao conhecimento científico, principalmente de forma a desmistificá-lo e levar conteúdo de qualidade para aqueles que querem conhecer mais sobre os temas propostos.

Para solicitar uma palestra, por favor, entre em contato.

Palestras já oferecidas e disponíveis:

"A PROFISSÃO DE FÍSICO: MUITO ALÉM DO MAGISTÉRIO"

Resumo: Não é incomum que as pessoas pensem na profissão de física como a sala de aula sendo o único meio de atuação. Nesta apresentação, discutimos o curso de física em si, sua formulação, grade curricular e diferentes modalidades (licenciatura e bacharelado). Ampliam-se os horizontes em termos de atuação profissional, discutindo brevemente física forense, pesquisa científica dentro da física e a física na indústria.

"NATUREZA DISSECADA: OS MODELOS E A CIÊNCIA"

Resumo: O grande objetivo das ciências da natureza, como a física, é desenvolver teorias que explicam e preveem o comportamento de fenômenos naturais. No entanto, a complexidade desses fenômenos faz com que essas mesmas ciências precisem recorrer a modelos simplificados da realidade no intuito de se aproximar do comportamento da natureza. Nesta palestra, serão discutidos como funcionam as teorias e os modelos, como a física se utiliza da linguagem matemática para descrever a natureza e como esses modelos podem ser simplificados ou complicados à medida que mais variáveis vão sendo consideradas para o mesmo fenômeno.

"SERÁ QUE A TERRA É PLANA?"

Resumo: De uns tempos pra cá, com o advento das redes sociais, um número de pessoas cada vez maior tem tido contato com materiais e postagens que tentam convencer que o formato da Terra é plana, contrariando a afirmação atual do conhecimento científico, que afirma ser esférico o formato do nosso planeta. Nesta palestra, vamos falar sobre a importância de uso de modelos na explicação da natureza, apresentar as origens das discussões sobre a forma da Terra e comparar os modelos plano e esférico nas suas capacidades em descrever corretamente os fenômenos observados na Terra. Afinal de contas, será que a Terra é plana?

"PALESTRA QUÂNTICA: UMA CURA CIENTÍFICA PARA ENGANAÇÕES QUÂNTICAS"

Resumo: A física quântica é uma área da física que trata do estudo da matéria a nível molecular, atômico e subatômico: o mundo das partículas e dos átomos. Ao mesmo tempo, a física quântica está na "boca do povo": muita gente fala sobre ela com uma intimidade que chega a impressionar, no sentido negativo. O motivo é que muitas dessas pessoas nunca tiveram contato formal e acadêmico com essa área da física. Logo, muitas das informações veiculadas não são corroboradas pelo conhecimento científico atual. Todo esse "barulho" sobre física quântica vem do fato que ela apresenta resultados que vão contra a nossa experiência cotidiana, como partículas possuírem comportamento de ondas, princípio de incerteza e efeitos de não-localidade. Os charlatães usam, portanto, esses fatos de forma distorcida para respaldar um corpo de conhecimento que carece de evidências científicas. Nesta palestra, vamos debater brevemente os resultados da mecânica quântica e mostrar como eles são distorcidos para usos indevidos em pseudociências que nos cercam todos os dias.

ACELERADORES DE PARTÍCULAS: A MATÉRIA NO LIMITE

Resumo: Aceleradores de partículas são máquinas desenvolvidas para colocar pequenos fragmentos de matéria em velocidades próximas à da luz com intuito de executar uma larga possibilidade de aplicações. O Brasil, ao contrário do que muita gente pensa, possui aceleradores em várias instituições, onde se destacam o UVX e o novo projeto Sirius, ambos do Lanoratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS). Nesta palestra, serão explorados os princípios básicos de funcionamento dos aceleradores e depois exemplificado com diferentes máquinas ao redor do Brasil e do mundo.

"CIÊNCIA, PSEUDOCIÊNCIAS E A MÍDIA: LIÇÕES IMPORTANTES DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA"

Resumo: Vivemos numa época em que a informação está ao alcance da ponta dos dedos. No entanto, muito se questiona sobre a qualidade da informação adquirida por meio de páginas e veículos de comunicação de baixa credibilidade. Ao mesmo tempo, pseudociências vem crescendo cada dia mais: baseadas em fontes e argumentos duvidosos, do ponto de vista científico, acabam por contribuir negativamente em nossa sociedade, podendo gerar danos materiais e emocionais para as pessoas envolvidas. Não é incomum encontrarmos matérias jornalísticas em veículos de grande circulação que acabem por contribuir com a propagação de ideias pseudocientíficas. Nesta palestra, serão abordados tema relacionados a essa temática, afinal: Qual a relação entre jornalismo, ciências e pseudociências? De que maneiras podemos refletir sobre essa temática e fazer com que o jornalismo e a ciência, com seus poderes de impacto e influência na sociedade atual, possam estreitar relações e caminhar em sentido oposto à desinformação científica?

"INFLUÊNCIAS PSEUDOCIENTÍFICAS DO CÉU"

Resumo: A compreensão dos fenômenos celestes foi fundamental para o desenvolvimento de várias civilizações há milhares de anos atrás. A regularidade dos céus era um guia para indicação das estações do ano e localização, o que é essencial para o plantio, colheita, cheias e secas, etc. Não era improvável se pensar que os céus também deveriam influenciar a personalidade das pessoas, o que hoje é predominantemente conhecido por astrologia. Por outro lado, a corrida espacial durante a Guerra Fria fez com que USA e URSS disputassem a conquista e o domínio do espaço com os adventos que culminaram com o pouso na Lua. No entanto, diversas pessoas ainda hoje levantam questões que parecem colocar em cheque o fato do ser humano ter caminhado pela superfície do nosso satélite. Nesta palestra, então, serão discutidos os pontos que fazem com que a grande maioria dos cientistas defenda a astrologia como uma pseudociência e também serão desmontados argumentos que depõem em favor da farsa do pouso na Lua.

(MESA REDONDA) "PSEUDOCIÊNCIAS: VOCÊ ESTÁ SENDO ENGANADO"

Resumo: Por mais efêmero que pareça, a crença em pseudociências pode impactar de forma significativa na vida das pessoas: alterando decisões sobre como gastar o seu dinheiro, como viver as suas vidas, como escolher um tratamento para uma doença, etc. Mas, afinal, o que são pseudociências? E como elas se diferenciam do conhecimento científico em vigor? Quais as pseudociências mais famosas do nosso cotidiano? Nesta mesa redonda, estas questões serão apresentadas e depois o público presente poderá participar com perguntas e comentários.

Participantes:

Prof. Marcelo Schappo (Físico)

Prof. Bruno Menezes (Biólogo)

Prof. Fernando Scheeffer (Psicólogo e cientista social)

"RADIAÇÃO: OS MITOS E OS ACIDENTES NUCLEARES"

Resumo: Acidentes nucleares, quando acontecem, levantam discussões sobre eficiência e segurança de se utilizar a energia nuclear para conversão em energia elétrica. Porém, poucos conhecem, de fato, os conceitos de radiação, irradiação, contaminação radioativa, funcionamento dos reatores e aplicações benéficas da radioatividade. Nesta apresentação, todos esses temas serão levantados, além da discussão sobre utilização de energia nuclear e uma revisão dos acidentes nucleares que marcaram a história, como caso de Goiânia e do césio-137, no Brasil: o maior acidente nuclear da história mundial fora de uma usina nuclear.

"RASTREANDO O BIG BANG"

Resumo: A Teoria do Big Bang é a mais aceita atualmente dentro da cosmologia para explicar a origem e evolução do universo. No entanto, muitas pessoas tiveram pouco ou nenhum contato com ela ao longo de sua vida escolar ou acadêmica, fazendo com que muitos questionamentos, dúvidas e curiosidades ficassem sem resposta. Nesta palestra, serão apresentadas as principais evidências científicas que suportam a Teoria do Big Bang e, ao final, o espaço estará aberto para conversas com o público sobre esse tema.

"NOÇÕES DE ASTRONOMIA E COSMOLOGIA PARA ENTENDER O UNIVERSO"

Resumo: As pessoas possuem diferentes visões do universo baseadas no senso comum ou em reflexões ou anseios próprios, sem qualquer rigor científico. Curiosamente, muitas dessas visões guardam alguma semelhança com o que se acreditava para o universo por volta de 1900: infinito, eterno, estático e vazio. Esta palestra trará ao debate as características do universo que são frequentemente levantadas em questionamentos do público em geral. O objetivo é mostrar, nesse contexto, como a visão científica sobre esses temas mudou ao longo das últimas décadas e como está a nossa compreensão sobre o universo atualmente.

(MESA REDONDA) "CIÊNCIA OU RELIGIÃO: A VISÃO CIENTÍFICA DAS GRANDES QUESTÕES DA EXISTÊNCIA"

Resumo: A reflexão acerca da humanidade, do universo, e do nosso papel nele é quase inerente ao fato de sermos seres racionais e conscientes do mundo que nos cerca. Dentro dessa reflexão, questionamentos fundamentais sobre a existência surgem, em especial sobre as doutrinas religiosas, a existência de alguma divindade criadora, e sobre o próprio surgimento da vida e do cosmos. A maioria das pessoas, desde a infância, já é apresentada à religião e às suas formas de lidar com as questões fundamentais da natureza e da existência humana. Sendo assim, este evento visa oportunizar um debate acerca do outro lado: O que a ciência tem, atualmente, para discutir sobre esse assunto? Quais teorias e estudos científicos tratam das grandes questões existenciais? Espaços para gerar esse tipo de discussão em grupo são escassos, relegando o tema, muitas vezes, à internet e ao pensamento individual. É com essa perspectiva de debate que se apresenta esta mesa redonda.

Participantes:

Prof. Marcelo Schappo (Físico)

Prof. Bruno Menezes (Biólogo)

Prof. Fernando Scheeffer (Psicólogo e cientista social)

"PARTÍCULAS ELEMENTARES E O BÓSON DE HIGGS"

Resumo: Em geral, as pessoas aprendem na escola que as partículas elementares que compõem a matéria são apenas prótons, elétrons e nêutrons. No entanto, hoje sabemos que existem muito mais partículas do que apenas estas. Dentro dessas descobertas, os aceleradores de partículas desempenham papel fundamental para descobrir as partículas, identificar suas propriedades e estudar os seus comportamentos. Nesta palestra, serão apresentadas as partículas fundamentais conhecidas atualmente, além de discutir o funcionamento do maior acelerador de partículas do mundo em operação: o Grande Colisor de Hadrons (LHC). Uma reflexão sobre os custos envolvidos na pesquisas e quais os benefícios delas fechará a palestra.

"A FÍSICA DA LUZ E DA INVISIBILIDADE"

Resumo: Em 2015 foi comemorado o Ano Internacional da Luz. Os motivos foram comemorar os 1000 anos das contribuições à óptica feitas pelo físico e matemático Al Haytham, além dos 150 anos da unificação da óptica e do eletromagnetismo proposta por Maxwell e 110 anos desde que Einstein propôs a teoria da relatividade especial, tratando de fenômenos que ocorrem próximo à velocidade da luz. Nesta palestra, portanto, trataremos de temas curiosos cobre qual a visão atual sobre a luz, a física envolvida na visão e nas cores, curiosidades sobre o arco-íris e quais os avanços tecnológicos recentes que vem sendo propostos para atingirmos a invisibilidade. Por fim, será apresentado o Laboratório Nacional de Luz Síncrotron, um acelerador de partículas brasileiro e referência em pesquisas envolvendo luz e sua interação com a matéria.

"TEORIA DA RELATIVIDADE E A VIAGEM NO TEMPO"

Resumo: Com o advento da chamada Física Moderna, correspondendo aos conhecimentos adquiridos após os anos 1900, muito da visão clássica e tradicional de uma natureza determinista e absoluta foi deixada de lado. Questões como a forma como o tempo passa e se podemos, eventualmente, viajar por ele é uma questão séria na física atual. Neste seminário, discutiremos os conceitos fundamentais e consequências da teoria da relatividade, e levantaremos questões que visam esclarecer a possibilidade, ou não, das viagens no tempo.

"MUDANÇAS CLIMÁTICAS E AQUECIMENTO GLOBAL"

Resumo: A todo instante, somos lembrados por matéria na mídia sobre o aquecimento global, uma mudança na temperatura média do planeta ao longo das últimas décadas. No entanto, questões pairam no entendimento popular contra as evidências científicas em favor de uma responsabilidade antropogênica para o fenômeno. Nesta palestra, partindo de um entendimento básico do clima terrestre, a partir dos fatores que interferem nos seus estados, será apresentado e discutido o que é o fenômeno do aquecimento global, e quais as evidências que se tem para sustentá-lo como originado por consequência de fatores antropogênicos. Discussões sobre consciência ambiental e o futuro do planeta com base em modelos teóricos também surgem durante a palestra.

"ALTERAÇÕES DE MATERIAIS COM RADIAÇÕES IONIZANTES"

Resumo: A incidência de radiação ionizante na matéria gera uma série de efeitos. Dentre eles, cita-se a degradação química e a ejeção de matéria para fora da superfície. Nesta apresentação, serão apresentadas algumas técnicas experimentais usadas para análises desses efeitos, além de resultados obtidos recentemente. Ao mesmo tempo, serão discutidos tópicos relacionados ao Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), um dos aceleradores de partículas brasileiro, o que pode ser útil para futuros profissionais das áreas de ciências da natureza que devem conhecer este equipamento de qualidade e de propriedade nacional.

Observação: Esta palestra é mais voltada para cursos de graduação em física, química ou áreas afins.

Última atualização: 12/11/2019